Curadoria: Teoria e Crítica
Atividade: Disciplina graduação

Ano: 2023 

Local: École Intuit Lab - Instituto Francês de Design, Digital e Estratégia


Para mais informações sobre este curso, clique aqui.


Introdução a conceitos e métodos de curadoria de exposições de arte contemporânea. Análise de projetos de curadores ícones, brasileiros e estrangeiros, como Harald Szeemann, Linda Nochlin, Walter Zanini, Okwui Enwezor, entre outres. Escolha de temas, metodologias de seleção de obras, desenvolvimento de textos curatoriais, expografia (recursos arquitetônicos e gráficos), formatação de catálogos (identidade visual combinada à expografia e tema), programa educativo (palestras, materiais educativos). Proposição de uma proposta de concepção, pesquisa, arquitetura e viabilização financeira de uma exposição. Esta disciplina tem por objeto geral apresentar e discutir conceitos e experiências relacionadas à curadoria, considerando tanto as suas bases teórico-metodológicas na área de artes visuais, quanto a observação crítico-reflexiva de suas práticas. Em relação aos objetivos específicos, busca-se: i) estimular o conhecimento teórico e a capacidade crítica na conceituação e realização de exposições de arte contemporânea; ii) ampliar as possibilidades de análise e interpretação de propostas curatoriais no cenário artístico atual; iii) criar condições para criação e reflexão de proposições curatoriais.

1

Introdução à disciplina: apresentação e análise de um projeto curatorial inicial; apresentação do programa do curso e seus aspectos metodológicos


2
Conceitos e métodos de curadoria de exposições de arte contemporânea no Brasil – casos brasileiros

3

Conceitos e métodos de curadoria de exposições de arte contemporânea no Brasil – casos estrangeiros

4

Visita à 35º Bienal (Parque Ibirapuera). Discussão sobre conceito da exposição, seleção de obras, comissionamento de trabalhos, partido expográfico.

5

Síntese do primeiro módulo.

6

Curadoria e produção: desenvolvimento e prática de textos curatoriais

7

Curadoria e produção: arquitetura, design, expografia, recursos arquitetônicos e gráficos. Casos históricos, contemporâneos e aspectos práticos

8

Curadoria e produção: identidade visual combinada à expografia e ao tema, formatação de catálogos, programa público e educativo (palestras, materiais educativos)

9

Síntese do primeiro módulo

10

Curadoria, Viabilização e documentação I

11

Curadoria, Viabilização e documentação II

12

Visita à exposição Dos Brasis: arte e pensamento negro (Sesc Belenzinho)

13

Síntese do terceiro módulo

14

Apresentação dos trabalhos finais

15

Fechamento