AnoProjetoLocal Prévia
2024 Estudos em curadoria: dispositivos críticos da modernidade brasileira Artebrasileiros! (On-line) Uma reflexão sobre os conceitos de fotografia e movimento negro, partindo do entendimento de ambos como dispositivos heterogêneos e multifacetados de ação e de criação.
Arte abstrata em diálogo Instituto Tomie Ohtake Como parte da programação da mostra Calder+Miró, o curso teórico Arte abstrata em diálogo tem o intuito de refletir sobre o fenômeno da abstração no contexto artístico brasileiro da segunda metade do século XX. A exposição conta com artistas brasileiros e brasileiras concretos, neoconcretos e de outras vertentes abstratas, contribuindo para a discussão de como a linguagem da abstração irradiou outros modos de pensar e fazer arte.
Curadoria: Prática e Ação École Intuit Lab - Instituto Francês
de Design digital e Estratégia
Extensão da fundamentação teórica estabelecida na disciplina “Curadoria: teoria e crítica”. Transição da análise das práticas curatoriais existentes para o desenvolvimento e implementação ativa uma visão curatorial própria.

Abstração e diáspora no Brasil Centro de Pesquisa e Formação  Sesc São Paulo A proposta desse curso é analisar o fenômeno do abstracionismo no Brasil por meio de uma perspectiva diaspórica, considerando o papel de artistas afro-brasileiros e nipo-brasileiros na expansão da linguagem artística através da incorporação em sua produção de repertórios culturais não europeus.
2023 Curadoria: Teoria e Crítica École Intuit Lab - Instituto Francês
de Design digital e Estratégia
Introdução a conceitos e métodos de curadoria de exposições de arte contemporânea. Análise de projetos de curadores ícones, brasileiros e estrangeiros, como Harald Szeemann, Linda Nochlin, Walter Zanini, Okwui Enwezor, entre outres. Escolha de temas, metodologias de seleção de obras, desenvolvimento de textos curatoriais, expografia (recursos arquitetônicos e gráficos), formatação de catálogos (identidade visual combinada à expografia e tema), programa educativo (palestras, materiais educativos).

2020 A fotografia através dos movimentos negros Instituto Moreira Salles Uma reflexão sobre os conceitos de fotografia e movimento negro, partindo do entendimento de ambos como dispositivos heterogêneos e multifacetados de ação e de criação. Os enfoques que a fotografia direciona ao movimento negro, assim como as estratégias poético-fotográficas utilizadas por essas mobilizações coletivas, serão considerados no curso.
2019 Black Cloud: Glossário Tecnológico para Artistas e Pesquisadores Negros Espaço de Tecnologias e Artes - Sesc Pinheiros As expressões do universo tecnológico compõem um enxame muitas vezes efêmero e volátil. Nestes encontros, o curso propõe a criação de uma nuvem de termos capaz de recolher conceitos, ideias e questões a partir da prática de artistas afrodescendentes.
How to Black: Manual de procedimentos tecnológicos para experiências artísticas negras Sesc 24 de Maio - Oficina Tornadas singulares pelas mãos de artistas muitas vezes desconhecidos, as tecnologias negras são processos de ofícios e práticas surpreendentes. Estas tecnologias são resultado da criatividade e da inovação e buscam contornar desde a falta de recursos econômicos, até obstáculos impostos pela estrutura de nossa sociedade. 
Alair Gomes, Fotografia, Sexualidade, Arte impressa (1960-1990) Centro de Pesquisa e Formação  Sesc São Paulo A obra de Alair Gomes chamou a atenção do meio artístico para aspectos de uma produção fotográfica potente em qualidade e gigante em quantidade, realizada a partir dos anos 1960 e conhecida a partir dos anos 1990. A repetição de um repertório discursivo ligado a expressões como voyeurismo homoerotismo e corpo cristaliza uma imagem indissociável entre sexualidade e o fotógrafo.
Relações raciais na arte impressa no Brasil
Sesc Pompeia -  Oficina de Criatividade A oficina propõe apresentar alguns projetos e questões que giram em torno das relações e dos imaginários raciais na sociedade brasileira a partir de um olhar sobre a arte impressa dos últimos 150 anos.