André Pitol
Atividade: Curadoria de exposição
Ano: 2019
Local: Sociedade Amigos da Dalmácia, São Paulo
A exposição “Expondo patrimônios: a arte de pendurar histórias” foi concebida pelo pesquisador de arte André Pitol e inaugurada no almoço de comemoração aos 60 anos de fundação da Sociedade dos Amigos da Dalmácia, conhecida como SADA, em São Paulo.
A exposição partiu de uma ideia de reavaliar a história da SADA, fundada em 1959 por imigrantes croatas no bairro paulistano da Mooca. Nesta sondagem do passado, presente em qualquer comemoração, a intenção era a de que tanto as famílias descendentes, quanto o público heterogêneo que frequenta hoje a comunidade, pudessem prestar atenção e olhar cuidadosamente o repertório visual que cerca o ambiente, e que a instituição guarda entre suas paredes, aquilo que ela tem como precioso.
A proposta foi a de reunir em um mesmo espaço todo o acervo visual que a instituição tem atualmente, ou seja, juntar toda e qualquer imagem existente entre as paredes ou arquivada e que ajude a contextualizar momentos específicos, outras datas comemorativas e objetos patrimoniais dessa comunidade imigrante. Fotografias emolduradas do grupo de dança, retratos pintados de todos os cinco ex-diretores da associação e também da última diretora Fanny Gavranich Camargo, grandes cartazes de cidades croatas e pontos turísticos, imagens de monumentos antifascistas, um mural com medalhas de competições esportivas, pinturas e gravuras de artistas plásticos, como Pedro Šeman, até a placa que nomeia a sala da diretoria foi realocada para a exposição.